Agrupamento de Escolas Engº Duarte Pacheco









Este Agrupamento é composto pelas escolas: EB 2,3 Engº Duarte Pacheco (sede), EB 1 Prof. Drº Aníbal Cavaco Silva, EB1 de Estação, EB1 Mãe Soberana, EB.1/JI Benfarras ,EB1/JI Gilvrasino, EB1/JI Hortas de Santo António,EB1/JI Vale Judeu,EB1/JI Vale Silves,JI Mira Serra,JI de Patã.
Existem 295 crianças a frequentar o Jardim de Infância,no 1ºciclo existem 752 crianças.Nas escolas de 2º e 3º ciclos existem 1014 estudantes .
Neste projeto, o Artined , estamos nós, os alunos do 2º ano, turma A . Somos 26 crianças e a nossa professora chama-se Antonieta.A nossa sala é a número 7.

Tocamos tambor , o nosso grupo de percussão chama-se «Os Stompitos ».
O tema desenvolvido na área de projeto é «Aprender a respeitar...»
Temos outro projeto de solidariedade e voluntariado com os utentes da UNIR: Unir é Educar.
Brevemente iremos participar noutro projeto « Habitats »:um projeto de dança e ambiente: arte-educação de e para a comunidade.

As áreas curriculares disciplinares para o 2ºano são: português, matemática, estudo do meio, expressões artísticas : música ,dramática e plástica e físico motora .As áreas curriculares não disciplinares são: área de projeto, estudo acompanhado e formação cívica.As expressões artísticas são integradas nas áreas curriculares disciplinares e nas não disciplinares de um modo transversal.A arte facilita a comunicação entre crianças da mesma cultura e culturas diferentes, respeitando a individualidade de cada uma.Desenvolve a sua personalidade de forma autónoma e crítica numa constante interação com o mundo.Através dela, as crianças partilham sentimentos,emoções e conhecimentos,ajuda a formar o ser e, simultaneamente, a transmitir conhecimentos.Em todos os trabalhos fotografados e expostos neste espaço , mostra-se os trabalhos feitos pelos alunos e sempre relacionados com as matérias académicas pertencentes ao currículo do 2ºano.Neste video aqui colocado ,temos um ensaio dos Stompitos,a nossa banda de percussão.Com os ritmos, as crianças aprendem por exemplo a tabuada, fixam como se escrevem as palavras e treinam a concentração e o autodomínio ,pois têm que obedecer às regras de uma banda musical.Quando programamos alguma atividade a realizar com os utentes da Unir, seja matemática , português,é através da expressão artística que transmitimos os conhecimentos , ligando-os à expressão plástica e à dança também.Agradecemos a oportunidade de podermos participar neste projeto e mostrarmos o que de bonito e criativo se faz na nossa escola...